-
Arquitetos: João Tiago Aguiar Arquitectos
- Área: 210 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
-
Fabricantes: AutoDesk, CIN, CLIMAR, GLS2 CARPINTARIA, JUNG, Microsoft Office, PADIMAT
Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento localiza-se nas Avenidas Novas num edifício “Art Deco” que se distingue por amplas divisões com pé-direito alto e elementos decorativos tanto nos tectos como nas paredes.
O espaço desenvolve-se na profundidade de todo o edifício, estruturando-se sobre um comprido corredor que distribui para as várias divisões.
A fracção estava ocupada por um escritório que já tinha alterado a planta original da casa, pelo que este projecto também tratava de recuperar a função habitacional original.
Sobre a fachada principal localizam-se as salas de estar e jantar. Foi ainda demolida uma parede de forma a obter toda a largura de fachada correspondente ao apartamento, e reunir toda a zona social num só espaço, com uma só frente de janelas para a fachada principal.
A cozinha foi relocalizada para o compartimento imediatamente adjacente à sala, de forma a melhorar a fluidez do espaço e permitir assim a tão desejada separação entre as zonas social e privada da casa.
A meio do corredor foram desenhados um quarto de grandes dimensões virado para o saguão, resultante da união de dois compartimentos e uma instalação sanitária de uso comum.
Perante a dimensão desta última, implementou-se uma banheira num grande nicho com iluminação indirecta, e fizeram-se compartimentos independentes para duche e zona da sanita e bidé. Toda a casa de banho foi revestida a cimento criando um ambiente neutro e homogéneo.
Mais ao fundo, a tardoz, implantaram-se a master-suite com walking-closet e um outro quarto na antiga cozinha. Neste último, a chaminé foi aproveitada de forma a desenhar uma cama integrada no conjunto dos armários, criando assim uma zona de dormir mais acolhedora.